Vá até ao topo da ilha do Faial, aproveite a natureza, o ar puro e deixe que a gravidade faça o seu trabalho, trazendo-o num agradável passeio de volta à cidade da Horta.
Inserida em área de paisagem protegida da zona central, esta rota linear dá a conhecer zonas de grande interesse vulcanológico, passando pelo geossítio da Península do Capelo e de grande riqueza em espécies de fauna e flora típicas da floresta Laurissilva.
Inserida em área de paisagem protegida da Zona Central, esta rota permite percorrer zonas de grande interesse vulcanológico, como a cordilheira vulcânica da Península do Capelo, um Geossítio com cerca de 20 cones vulcânicos, desde o Cabeço dos Trinta até aos Capelinhos.
O trilho desce à fajã da Praia do Norte, uma fajã com génese mista, em parte formada através da acumulação de detritos provenientes das altas arribas que a ladeiam e impondo-se ao mar através de magníficas escoadas lávicas provenientes das várias erupções que formaram a Península do Capelo.
Inserida em reserva natural da Caldeira do Faial e em área de paisagem protegida da Zona Central, esta rota circular localizada no centro da ilha dá a conhecer um importante geossítio - a Caldeira. Com cerca de 2 quilómetros em diâmetro formou-se através de inúmeras erupções, intercaladas com períodos de acalmia, ao longo dos últimos 400 mil anos.
O trilho percorre 10 dos principais vulcões responsáveis pela formação da Península do Capelo, passando por vários locais importantes da geologia, flora e fauna do Faial.
O trilho começa e termina no Miradouro da Caldeira. Desce até ao fundo de uma das mais espetaculares e maiores caldeiras vulcânicas do arquipélago, onde se pode encontrar, em perfeito estado de conservação, a vegetação natural dos Açores.